09/02/2025
Esta instalação elétrica de tempos idos tem uma história bonita e vamos contá-la (a quem tiver vagar).
Certo dia, vi num sucateiro este interruptor e aflorou a memória de uma casa antiga, em São Jorge, espécie de solar, que era da madrinha de meu pai. Tinha adereços desta natureza (cerâmica), em particular a casa de banho, com loiças lindíssimas, uma linha floreada, estilo vitoriano, destacando-se aos meus olhos de 9 anos aquele autoclismo tão alto...
Pus-me em busca de algo semelhante para a Casa da Lapa, mas a descontinuidade e o preço elevado do material frustravam-me a vontade.
Foi então que, num passeio a Ponta Delgada, os olhos daquele menino detectaram, numa montra, um interruptor, uma tomada, dois isoladores... Entrei. "O sr. tem mais daquele material?" Mas a resposta foi: "Não está à venda. Vou fazer um Museu". Fim de história, pensei. Só que a conversa foi ficando amigável, como sucede aos homens de boa vontade. No fim, trouxe o que precisava e mais ainda: duas caixas de isoladores, interruptores, tomadas e outras miudezas. Ainda por cima, o que teria sido um negócio deu lugar a uma doação, que o meu improvável amigo Emanuel Brilhante justificou assim: "Meu pai é que juntou estas coisas, numa altura que as deitavam fora ao desbarato. Pela sua amizade, dou-lhas."
Mal cheguei à Terceira fui à Olaria de São Bento e comprei uma belíssima peça, que ofereci àquele bom homem.
Por fim, o sr. José Ávila (eletricista da velha guarda) fez a instalação e dizia: "Estou a matar vício. Aos anos que eu não via disto!"
A Casa da Lapa tem muitas pequeninas mas ternurentas histórias. Conto-vos a próxima um dia destes.
🙃🙏